WhatsApp Business API
WHATSY oferece soluções completas da API de negócios do WhatsApp para melhorar seus serviços, aproximar o cliente e oferecer a melhor experiência, além da satisfação do usuário. Ligue-nos agora!
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WhatsApp Business API

WhatsApp Business e aplicação empresarial

Como aplicar o WhatsApp na sua empresa

As soluções WhatsApp Business e WhatsApp Business API prometem melhorar consideravelmente o atendimento, trazer proximidade ao cliente e entregar a melhor experiência, além de satisfação para o usuário.

Aí, te pergunto:

Qual empreendedor não deseja que os processos de sua empresa sejam otimizados?

A questão é que como todas essas soluções são relativamente novas, surgem dúvidas de quais   cada tecnologia possui, qual delas será melhor aplicada ao seu negócio, o custo dessa tecnologia, etc;

Para te ajudar a esclarecer essas questões, separei este artigo.

Nele você aprenderá:

  • O que é o Business?
  • O que é Business API?
  • Quais as Principais Diferenças do WhatsApp Business e WhatsApp Business API?
  • Qual a Relação do Business API com o Consumidor 4.0?
  • Pandemia do Novo Coronavírus e Atendimento ao Cliente:
  • Como Implementar o WhatsApp Business API na Sua Empresa?

E muito mais!

É só continuar a leitura do artigo.

                        O que é WhatsApp Business?

A fim de trazer uma solução que atendesse a pequenas empresas, em janeiro de 2018 o WhatsApp criou o WhatsApp Business, o app na verdade é uma versão do aplicativo de uso pessoal com recursos voltados especialmente para pequenos negócios.

Por meio do aplicativo é possível fazer listas de transmissões, cadastrar produtos em catálogos, mensagens automáticas, analisar métricas, organizar conversas por meio de etiquetas, cadastrar dados gerais do seu negócio, etc.

Essa versão, também chamada de conta comercial pode ajudar muito na produtividade de pequenas empresas, já que você pode contar com um atendimento híbrido entre o aplicativo e um atendente humano para dar andamento e finalizar o processo de vendas.

Se você tem um pequeno comércio, é prestador de serviço ou profissional autônomo, essa modalidade do aplicativo é perfeita para você.

Porém, médias e grande empresas não puderam se beneficiar desse serviço, já que nessa versão, não há a possibilidade de escalar atendimento e seria humanamente impossível que apenas uma pessoa desse conta da demanda gigantesca de solicitações que uma empresa maior necessita.

E foi neste cenário que a empresa lançou o WhatsApp Business API.

             O que é WhatsApp Business API?

Criado em agosto de 2018, o WhatsApp Business API é a versão mais tecnológica do aplicativo, feita para grandes e médias empresas.

Ao contrário das versões anteriores, nessa, é possível realizar o atendimento completo ao cliente via chatbot, ter atendentes simultâneos, enviar notificações automatizadas e muito mais.

Entenda um pouco mais das diferenças entre WhatsApp Business API e WhatsApp Business:

1 – Atendimento 24 horas:

Sabia que só no Brasil, 120 milhões de pessoas usam o aplicativo do WhatsApp?

Para você ter uma ideia, é o app mais baixado do mundo.

Agora, imagine se você quisesse montar uma força-tarefa para atender toda essa demanda, pense em quanto teria que investir em infraestrutura, pessoal, treinamentos, etc.

Com o WhatsApp Business API é totalmente possível fazer um atendimento empresarial automático de qualidade que vai direto de encontro com as necessidades do cliente, para você ter uma ideia, empresas como a Netflix, Uber e Wish já usam o API.

As pessoas gostam de agilidade em todos os processos, e muitas vezes não tem tempo de resolver pendências em horário comercial, oferecer uma alternativa que disponibilize atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana com certeza será um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

2 – Múltiplos Atendentes:

Outra grande vantagem em fazer o atendimento empresarial por WhatsApp Business API é que ao contrário da versão comercial, a ferramenta permite múltiplos atendentes, ou seja, o uso do app não fica restrito a apenas uma  .

Você pode, por exemplo fazer uma separação por setores da sua empresa e de acordo com a necessidade do usuário, encaminhar o atendimento para a pessoa responsável.

Por Exemplo:

  • Cadastro;
  • Vendas;
  • Expedição:
  • Recursos Humanos;
  • Financeiro

Além de organização e produtividade, esse recurso pode aumentar suas vendas, imagine se um cliente está em dúvida sobre um determinado produto, chama você e o concorrente no WhatsApp?

Por ter esse recurso, se o chatbot não conseguir ajudá-lo, ele será encaminhado para o seu vendedor que rapidamente o atenderá, e poderá finalizar o pedido antes mesmo do seu concorrente responde-lo.

Lembre-se que hoje as pessoas prezam por agilidade!

3 – Automação de Mensagens:

Na conta comercial do WhatsApp Business é possível gravar uma mensagem de boas vindas ao cliente, o que já ajuda muito, e faz com que o ele não fique no vácuo, caso você tenha um pequeno negócio.

Porém, no WhatsApp Business API, você pode configurar a ferramenta para fazer um atendimento completo apenas com o  .

O mais incrível é que você poderá programar uma espécie de jornada do usuário dentro do aplicativo através das palavras-chave que ele mesmo te fornecer.

Vamos simular uma conversa, por exemplo:

 

Cliente: Olá

Sua Empresa: Boa Noite José, em que posso ajudá-lo?

Cliente: Não recebi o boleto do pedido 1234.

Sua Empresa: Ok, José, segue boleto para pagamento (o boleto será enviado no aplicativo pelo próprio chatbot).

Sua Empresa: Posso ajudá-lo em algo mais?

Cliente: Não, obrigado.

Sua Empresa: Eu que agradeço José, tenha uma ótima noite.

 

Você notou que o chatbot chamou o cliente pelo nome, cumprimentou com “boa noite”, se despediu e o melhor, consegui resolver o problema dele de forma simples e ágil?

Para isso, todas ações foram configuradas   que o usuário concluísse essa conversa com sucesso, também vale lembrar que é preciso uma autorização e cadastro do cliente, por isso o chatbot conseguiu chamá-lo pelo próprio  .

E não é apenas nessa situação que o WhatsApp Business API funciona, você pode pensar em várias tipos de soluções e elaborar uma jornada para cada uma delas como:

 

  • Ajuda para concluir uma compra;
  • Fazer rastreamento de pedidos;
  • Instruir quanto a trocas e devoluções;
  • Enviar cobranças;
  • Fazer as mais diversas notificações;

 

Basta configurar o chatbot de acordo com o perfil do seu negócio e cliente.

4 – Notificações para Clientes:

Outro grande diferencial do atendimento automatizado por WhatsApp é a possibilidade de enviar notificações para o cliente.

Desde a criação do pedido, aprovação de pagamento, envio do produto, recebimento e no que mais você e sua empresa acharem necessário.

Além de informar, esse tipo de ferramenta também garantirá a segurança do usuário evitando que outras pessoas comprem em seu nome, ou recebam sua mercadoria de forma indevida, por exemplo.

Outro tipo de notificação muito bem-vinda para o usuário é parabenizá-lo no dia do seu aniversário com uma mensagem personalizada, isso traz mais proximidade da sua marca com o cliente.

Apenas não exagere!

A função do WhatsApp Business API é justamente te ajudar com o lado operacional do negócio, listas de transmissão e outros artifícios relacionados a marketing devem ser evitados para que você não tenha a sua conta bloqueada.

Aliás, essa sacada do WhatsApp é ótima, uma vez que garante ao usuário que ele não seja bombardeado de Spam no seu próprio celular, como acontecesse por vezes no email.

A ferramenta traz mais agilidade a todo processo, sem contar na assertividade já que 93% das mensagens do WhatsApp são lidas segundo o Conecta, para você ter uma ideia, quando enviadas por e-mail esse número cai para cerca de apenas 20%.

5 – Histórico e Métricas:

Métricas são importantes na gestão de qualquer ferramenta, o WhatsApp Business API permite que você faça um comparativo e analise como está a taxa de atendimento via chatbot e humanos, quais estratégias estão dando resultado e se algo não estiver dentro dos resultados esperados, você pode tranquilamente se reorganizar, aplicar novas abordagens e voltar a testar.

Outro ponto positivo é em relação ao histórico, mesmo com multi operadores, através da ferramenta é possível identificar todo o caminho do usuário, por quem foi atendido, quais foram as instruções etc.

Quando falamos nesse aspecto, logo dá a impressão que estamos querendo encontrar culpados para possíveis erros na jornada do cliente, claro que essa é uma preocupação, afinal de contas para trazer melhorias é preciso identificar as falhas do processo.

Mas essa também é uma excelente oportunidade de prestigiar os colaboradores que mais se empenham e prestam o melhor serviço para a sua empresa.

Ou seja, além de todas as vantagens mencionadas, o WhatsApp Business API também traz uma visão mais ampla do que acontece nos bastidores da empresa para o gestor.

Qual a Relação do WhatsApp Business API com o Consumidor 4.0?

 Muito tem se falado sobre a Internet das Coisas, a Revolução 4.0, mas você já ouviu falar no Consumidor 4.0?

Talvez você ainda não tenha se deparado com essa nomenclatura, mas esse consumidor, somo nós, eu, você, o seu cliente.

Hoje, com a ajuda da internet, redes sociais e do próprio WhatsApp, o consumidor deixou de lado aquela posição “passiva” de simplesmente comprar, reclamar no SAC quando houvesse algum tipo de problema, para participar ativamente da construção das marcas.

Vemos verdadeiros fãs, defenderem as empresas preferidas nas redes sociais, na roda de amigos ou onde quer que estejam, e as marcas por sua vez, se personalizaram tanto a ponto de terem posicionamento social e político, como se fossem uma pessoal real.

Isso aponta a proximidade dos clientes em relação as empresas, eles querem interagir, aprender mais sobre os ativos dos produtos, dar e receber dicas, etc.

Agora eu te pergunto:

Há forma de estar mais próximo do seu cliente do que ser um contato do WhatsApp dele oferecendo um serviço de qualidade, agilidade e assertividade?

Eu acho que não!

 

Pandemia do Novo Coronavírus e Atendimento ao Cliente:

 Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, mesmo empresas que não tinham como prioridade o atendimento online, tiveram que se adequar a nova realidade mundial.

Essa crise nos mostrou o quanto empresas que já estavam preparadas para fazer um atendimento automatizado sentiram menos o impacto dessa crise sem precedentes.

Agora, aos poucos o mundo está “engatinhando” para voltar a normalidade, mas ainda há muito receio de um novo surto da doença e as pessoas mais cautelosas provavelmente não se arriscarão a sair as ruas.

Por isso é tão importante tomar medidas para que a sua empresa sobreviva mesmo em condições caóticas como a que estamos vivendo.

O WhatsApp Business API, ajuda por exemplo, a manter a empresa funcionando mesmo com uma equipe enxuta e até remota, é a tecnologia trabalhando a serviço das empresas.

 Como Implementar o WhatsApp Business API na minha empresa?

 Para aderir ao WhatsApp Business, basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular, já se você quiser investir no WhatsApp Business API é necessária a aprovação do WhatsApp.

Para tanto, é recomendado que você procure um provedor autorizado, você até pode pedir essa solicitação diretamente ao WhatsApp, porém você terá que cuidar de toda a infraestrutura necessária para que o API funcione em perfeitas condições.

Já se optar pelo provedor, ele fará todo esse trabalho e você cuidará apenas das estratégias de otimização de atendimento.

              Por que Usar a Whatsy?

A Whatsy é a melhor solução para fazer a migração para o WhatsApp Business API, com uma interface simples e intuitiva baseada na Web, é possível gerir conversas com seus clientes como se estivesse em uma sala de bate papo.

Além disso, com o nosso design responsivo, é possível acessar as ferramentas de qualquer tipo de aparelho, inclusive mobile.

Cuidamos muito bem dos seus contatos, eles são gerenciados através de um único banco de dados, o que facilita a gestão e captação de novos dados.

Para ajudar ainda mais na organização e produtividade, os históricos dos atendimentos são separados pelo tipo (automático/humano) ou situação (pendente/em andamento/concluídos), lembrando que os atendimentos podem ser iniciados por chatbots e concluídos por humanos, apenas por chatbots ou só por humanos.

Outro grande diferencial da Whatsy é que temos integração com a RD Station com captação, qualificação e nutrição de leads.

A Whatsy vai te ajudar em todo o processo de integração com o WhatsApp Business API, desde a solicitação ao WhatsApp, implementação e manutenção, além é claro de discutir as melhores soluções para o seu tipo de negócio.

Não deixe para amanhã.

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