Configurações essenciais do seu chatbot
1786
tutoriais-template-default,single,single-tutoriais,postid-1786,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-template-full-width,elementor-kit-1220,elementor-page-1762

Configurações essenciais do seu chatbot

Palavras-chave: Estrutura do bot no whatsapp; Como configurar Chatbot; Fluxo de diálogo do whatsapp de resposta automática; Bate papo bot whatsapp; Exemplo de chatbot; Construtor chatbot

Agora vamos para a CONFIGURAÇÃO DO CHATBOT! O nosso famoso robozinho. que é o seu software, por meio da inteligência artificial, funciona como um assistente, permitindo através do módulo que se comunica e interage com o usuário utilizando mensagens de texto automatizado.

 

1. Na aba à esquerda, clique em Configurações e, depois no botão ‘’Chatbot’’ localizado no canto superior esquerdo do painel (ao lado do ícone do WhatsApp). Nessa tela do painel clique na aba “cadastro”, você poderá configurar as mensagens e respostas, e configurar as opções referentes ao cadastro do lead no sistema através do chatbot.

Na página cadastro se preenchem as perguntas que serão feitas quando um cliente entrar em contato pela primeira vez com o ChatBot.

Mensagem de boas vindas ⇒ Primeira mensagem a ser mandada para o cliente.

Nome ⇒ Como o ChatBot vai perguntar o nome do cliente.Administrador, preste muita atenção! Pois nesse momento da etapa cadastro, você além de configurar a mensagem de boas vindas ao seu cliente. É momento onde você vai definir seu opt-in.

VOCÊ SABE O QUE É OPT-IN? Opt-in é a autorização que o cliente dá para receber conteúdo da sua empresa.

Cadastro OPT-IN ⇒ Consentimento do usuário para se comunicar com a empresa pelo WhatsApp. O ChatBot só entra em contato novamente com usuários cadastrados.

Na tela abaixo você pode perceber que você tem a opção de ‘’:cadastrar automaticamente’’ ( colocar seta indicando a opção).

Se você optar em marcar ‘’:cadastrar automaticamente’’, essa função quando habilitada, o chatbot não perguntará nenhuma informação, apenas salvará o lead no cadastro e prosseguirá para o menu. Vamos explicar melhor para que fique claro, e você faça a escolha correta para você.

Seu cliente entrou no seu whatsapp, e automaticamente ele recebe uma mensagem de boas vindas, aquela mensagem que você escreveu lá no começo… e após essa mensagem chega o momento mais importante o cadastro opt-in, é o momento que o cliente faz a opção, a aprovação de estar alí naquele momento interagindo com sua empresa. Esse momento ele é único e só acontece na primeira vez que seu cliente interage com você, não existindo segunda chance.

O cadastro automático ele apenas faz o opt-in deste número, mas não vai interagir com o seu cliente, não vai perguntar nome, email etc, vai apenas capturar o número de celular e o nome cadastrado no perfil do whatsapp. Essa opção de cadastro automático não é recomendado para os nossos clientes que fazem integração com RD Station, justamente por não capturar a informação de email que é necessária para a integração com RD Station.

Você tem também a função ‘’Confirmar resposta’’ quando habilitada o ChatBot pede uma confirmação para cada pergunta, exemplo: o cliente diz que seu nome é Roberto e o ChatBot perguntará se ‘’Roberto’’ está correto caso o cliente tenha escrito errado.

Agora que você já sabe se deve ou não escolher o cadastro automático, vamos para o próximo passo.

Após feito o cadastro o cliente é direcionado para o “MENU”. Como você vai configurar seu MENU? É simples, no MENU você pode configurar as opções referentes ao menu principal enviado ao lead(seu cliente) a cada interação.

Na aba Menu é configurado de maneira simples e objetiva as falas do ChatBot, que responderá de acordo com as falas do cliente.

Mensagem do menu ⇒ Personalização da mensagem que será o menu e dará opções aos clientes.

Veja o exemplo abaixo:

2. Na mesma tela do painel, próximo da aba “CADASTRO”, Clique na aba “ATENDIMENTOS”, nesta etapa você pode configurar as opções de atendimentos (interações) com o chatbot.

Atendimentos – DEFINIÇÕES:

  • Tipo de atendimento: informativo, perguntas e chat
  • Gatilho: por onde o atendimento será acionado (pode ser caracteres alfanuméricos)
  • Nome (título do atendimento)
  • Mensagem Inicial e Final (cada bloco no máximo 1.000 caracteres)
  • Direcionamento para departamento (multioperador)
  • os departamentos são criados junto com os atendentes
  • Encaminhar para um próximo atendimento (“atendimento forçado”)
  • Alerta Sonoro
  • Visível para atendentes

3. Clique na opção 1-Inscrição. O chatbot trabalha com palavras-chave que são usadas como “gatilho” para acionamento do atendimento. Por ex: Digite 1 para fazer sua inscrição, neste caso o número 1 é a palavra-chave que irá acionar o atendimento 1.
Confira nas imagens abaixo o exemplo:

Se você está se perguntando o que é um gatilho …

Vamos lá, o que é um gatilho? O chatbot funciona sempre por gatilho. O gatilho pode ser qualquer expressão alfanumérica, por exemplo: números (1,2,3,4,5 …) ou letras (A,B,C,D …). Assim é mais fácil de organizar a criação dos atendimentos, facilitando também seu cliente que está interagindo com seu chatbot, digitar a opção desejada no MENU.

Fica a seu critério a definição do gatilho, vou lhe dar outras sugestões que você pode configurar como gatilho: “SUPORTE”; “ATENDIMENTO”; “AJUDA” etc.

Todo atendimento configurado no chatbot precisa ter um gatilho no qual ele vai ser acionado. Se seu cliente digitar algo e não “bater” com nenhum gatilho configurado no seu chatbot. O chatbot entende como atendimento inválido. E envia Mensagem de atendimento inválido (Quando o ChatBot não entende um comando pois não achou nenhuma palavra/número gatilho).

Agora que você já sabe o que é um gatilho e um atendimento inválido, vamos dar continuidade na Jornada de aprendizado: “Primeiros Passos”?

Temos 3 TIPOS DE ATENDIMENTOS para você configurar seu chatbot.

Confira no próximo post :[ link do post 3] o tipo de atendimento certo para sua empresa.