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Agora vamos para a CONFIGURAÇÃO DO CHATBOT!

O nosso famoso robozinho. que é o seu software, que por meio da inteligência artificial, funciona como um assistente, permitindo a comunicação e interação com o usuário utilizando mensagens de texto automatizado.

Para começar a configuração do chatbot, acesse o painel WHATSMANAGER, e vá em:

CONFIGURAÇÕES > CHATBOT

Localizado no canto superior esquerdo do painel (ao lado do ícone do WhatsApp).

Nessa tela do painel clique na aba “cadastro”, você poderá configurar a mensagem inicial de boas vindas e as perguntas referentes ao cadastro do lead no sistema através do chatbot, o chamado “cadastro opt-in”.

Na página cadastro se preenchem as perguntas que serão feitas quando um cliente entrar em contato pela primeira vez com o ChatBot. 

Mensagem de boas vindas ⇒ Primeira mensagem a ser mandada para o cliente.

Nome ⇒ Como o ChatBot vai perguntar o nome do cliente.

Identificador ⇒ Como o ChatBot irá perguntar um dado adicional de identificação, como por exemplo: e-mail, CPF, RG, etc..

IMPORTANTE: No caso da integração com a RD Station, é necessário obter o nome e o e-mail como identificador.

Administrador, preste muita atenção!

Pois nesse momento da etapa cadastro, você além de configurar a mensagem de boas vindas ao seu cliente. É momento onde você vai definir seu opt-in. 

VOCÊ SABE O QUE É OPT-IN? Opt-in é a autorização que o cliente dá para receber conteúdo da sua empresa.

Cadastro OPT-IN ⇒ Consentimento do usuário para se comunicar com a empresa pelo WhatsApp. O ChatBot só entra em contato novamente com usuários que fizeram o cadastro opt-in.

Você pode perceber que você tem a opção de ‘cadastrar automaticamente’’ .

Essa função quando habilitada, o chatbot não perguntará nenhuma informação, apenas salvará o número e o nome que estiver escrito no perfil do usuário no WhatsApp.

Dessa forma, o chatbot não fará qualquer pergunta e fará o cadastro Opt-in com essas duas informações. É um cadastro opt-in transparente ao usuário final, pois ele não vai precisar interagir com o chatbot neste primeiro contato.

Essa opção de cadastro automático não é recomendado para os nossos clientes que fazem integração com RD Station, justamente por não capturar a informação de email que é necessária para a integração com RD Station.

Existe a função chamada ‘’Confirmar resposta’’ , e quando habilitada  o ChatBot pede uma confirmação para cada pergunta.

Exemplo: o cliente diz que seu nome é Roberto e o ChatBot perguntará se ‘’Roberto’’ está correto caso o cliente tenha escrito errado.

Recomendamos o uso da confirmação de resposta para reduzir as chances do usuário fazer o cadastro opt-in com informações erradas ou incompletas.

Bom, essa é a primeira parte da configuração do chatbot. Próxima etapa é a configuração do “menu” que apresentará aos usuários as opções de atendimento configuradas para interação com o chatbot ativo em seu número de WhatsApp.

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